Croácia - Sul da Dalmácia

 TRAVESSIA SUL DA DALMÁCIA  

Croácia | Dubrovnik  | Split | de ilha em ilha

Esta é uma travessia que proporciona acima de tudo umas férias excecionais. Pode-se dizer que é uma travessia especial  BTT + barco porque vamos embarcar num ferry quase todos os dias para navegarmos até às mais belas ilhas do sul da Dalmácia, Mljet, Lastovo, Korcula, Brac e península de Peljesac. Os percursos pelas ilhas oferecem uma grande variedade de caminhos, desde os mais confortáveis aos mais desafiantes trilhos. São 460 km de bicicleta mais 205 km de barco.

A Dalmácia é uma região localizada na costa leste do Mar Adriático na Croácia que se tornou num destino turístico bastante popular, com praias espetaculares de águas convidativas, enseadas, ilhas e canais, com parques nacionais e clima favorável.

Visitaremos as localidades de Dubrovnik, Ston, Sobra, Kozarica, Orebic, Korcula, Vela Luka, Split, Supetar, Bol e Markarska. Algumas cidades são património da humanidade.

  • DURAÇÃO:  10 dias | 8 etapas 
  • DIFICULDADE:  Moderado   
  • DISTÂNCIA:  460 km (bicicleta) + 205 km (barco)
  • SUBIDAS:  10.062 m
  • DORMIDAS:  Parque de Campismo
  • APOIO:  Carrinha 



DIA 1 | VIAGEM | AEROPORTO de DUBROVNIK a DUBROVNIK 


Chegada ao fim da manhã ao Aeroporto de Dubrovnik, depois de montarmos as bicicletas, iremos até Dubrovnik, em transfer ou a pedalar (20 km) .

"Dubrovnik é uma cidade rodeada de muralhas e fortificações, no sopé do monte de São Sérgio, que cai a pique sobre as águas do Mediterrâneo. As imponentes e bem conservadas muralhas, a arquitetura medieval, renascentista e barroca, a paisagem do Adriático, os cafés e restaurantes fazem de Dubrovnik um destino turístico único. A parte antiga é dividida ao meio pela Placa ou Stradun, o passeio público, com cafés e restaurantes, além de diversos monumentos e edifícios históricos."



DIA 2 | DUBROVNIK a PRAPRATNO, STON (península de Peljesac)

DISTÂNCIA | 65 km , + 1.550 m 

Iniciamos a etapa com uma visita demorada a Dubrovnik. Depois seguimos a costa, nos primeiros quilómetros por uma estrada principal junto ao mar o que exige algum cuidado com o transito, para logo subirmos a encosta por uma estrada secundária. O percurso sempre paralelo à linha de costa permite ter uma visão sobre várias ilhas próximas da costa, Koločep, Lopud e Šipanska Luka. No fim da segunda descida, depois de passar a estrada principal seguimos por um estradão até às muralhas de Ston. Esta localidade merece uma paragem para visita. A etapa termina 4 km depois na Baía Prapratna.





DIA 3 | PRAPRATNO a KOZARICA (ilha de Mljet)

DISTÂNCIA | 63 km + 10 km (barco), + 1.560 m 

Pela manhã embarcaremos no ferry em direção à ilha de Mljet, uma viagem de 45 minutos que termina no porto de Sobra. Iremos percorrer por estrada e estradões grande parte da ilha cujo comprimento é de 37 km com uma largura média de 3,2 km. Sobra com as suas enseadas e ilhotas junto à costa proporciona vistas deslumbrantes.

Mljet é uma ilha preservada. A parte noroeste da ilha de Mljet é um dos Parques Nacionais da Croácia. Coberta por uma densa floresta mediterrânica. A ilha é também conhecida devido aos dois lagos salgados Veliko e Malo Jezero localizados no extremo norte da ilha. Na pequena Ilha de Santa Maria, no meio do lago Veliko Jezero, existe um antigo mosteiro beneditino.





DIA 4 | KOZARICA  a OREBIC (península de Peljesac)

DISTÂNCIA | 92 km + 10 km (barco), + 2.150 m 

O dia começa cedo porque a meio da manhã tomaremos o barco até ao porto de Sobra com 21 km a pedalar por estrada com algumas subidas. Retornamos de ferry à baía Prapratna para iniciar a travessia da península de Peljesac, pouco povoada, que fica de frente para a popular Ilha de Korcula. O terreno é seco, no norte é pontilhado por vinhas , olivais e árvores de fruto no sul. O nosso percurso será feito em direção a norte, por estradas e estradões, alguns com pouca utilização, primeiro subindo pelo interior da península, depois descendo para junto do mar para acompanhá-lo nos restantes km da etapa. Não esquecer de dar um mergulho na praia de Trstenik.




DIA 5 | OREBIC a VELA LUKA (ilha de Korcula) 

DISTÂNCIA | 60 km + 3 km (barco), + 500 m 

Para chegar ao porto percorremos a orla costeira de Orebić ao longo de pequenas praias encantadoras, algumas de areia e outras de cascalho, junto a casas e jardins exóticos construídos no século XVIII.
De barco, numa viagem de 20 minutos, chegaremos à cidade de Korcula que dá o nome à ilha. Esta cidade possuidora de uma beleza natural é a maior da ilha. Passearemos pela cidade velha de Korcula que é uma povoação medieval fortificada.
Todo o percurso da etapa se desenvolve junto à costa norte da ilha ladeado por exuberantes florestas de pinheiros, vinhedos e olivais. Por estrada asfaltada de início e por estrada de terra na parte final.




DIA 6 | VELA LUKA a ULBI (ilha de Lastovo)

DISTÂNCIA | 60 km + 35 km (barco), + 1.800 m 

Neste dia, só iremos embarcar para outra ilha depois da hora de almoço, assim durante a manhã faremos uma passagem pela pequena cidade de Vela Luka que está localizada na parte inferior de uma ampla baía com muitas enseadas recuadas. Numa volta circular continuamos a contornar a ilha junto ao mar por uma estrada de terra, depois de deixarmos a costa subimos o monte Hum, no topo existem umas ruinas militares, a descida até ao porto de Vela Luka é feito por um trilho técnico.

Embarcamos em direção a Ulbi numa viagem de 1 hora e 15 minutos. Durante a tarde vamos conhecer grande parte da ilha Lastovo num percurso muito variado com estradas, estradões e trilhos. Primeiro na parte norte mais verde até chegarmos à localidade Lastovo que dá nome à ilha para rumarmos a sul uma zona mais inóspita. Nesta pequena ilha ainda reina um modo de vida tradicional, não existem praias de areia. É a ilha habitada mais remota da Croácia e um dos Parques Naturais deste país.
 




DIA 7 | ULBI  a SPLIT

DISTÂNCIA | 14 km + 119 km (barco), + 200 m 

Este dia será bem diferente dos anteriores, daremos um pouco de descanso às pernas...
Acordamos sem pressas, estamos muito perto do porto e o barco parte só a meio da manhã, a viagem até Split demora 5h 15m e mais parece um cruzeiro com passagem junto às ilhas de: Susac; Korcula; Vis, Hvar; Solta; Brac e Ciovo.

O ferry atraca junto à Cidade Velha de Split por onde faremos uma passagem turística e depois vamos junto à costa até à Baía de Stobreč. 
A Cidade Velha de Split desenvolveu-se primeiro dentro dos muros do Palácio de Diocleciano e hoje ocupa a metade oriental. É classificada Património Mundial da UNESCO.




DIA 8 | SPLIT a BOL (ilha de Brac)

DISTÂNCIA | 74 km + 16 km (barco), + 1.650 m 

Pela manhã vamos embarcar rumo à ilha de Brac. Chegados a Supetar, cidade mais populosa da ilha, vamos pedalar em direção a sul, contornando a ilha num percurso quase na totalidade em estradas de terra. Passaremos pelas pitorescas vilas portuárias Sutivan e Milna.
A ilha não tem uma vegetação exuberante e existem alguns pontos adoráveis ao longo da costa rochosa que permitem excelentes mergulhos.
Deixando a costa o percurso leva-nos a subir ao pico Vidova Gora, mais alto das ilhas do Adriático, com 778 m. Daqui tem-se uma vista panorâmica sobre a costa e a vila de Bol. A descida faz-se por um trilho técnico. Depois de passaremos por Bol para chegarmos à praia mais famosa da Croácia.

"Um fenómeno natural da região formou uma ponta de areia, que parece um chifre, cercado de um mar turquesa maravilhoso. Por conta desse visual a praia ganhou esse nome: Zlatni Rat, que significa Chifre Dourado, na língua local."




DIA 9 | BOL a MASKARSKA 

DISTÂNCIA | 32 km + 12 km (barco), + 650 m 

O regresso faz-se por estrada até ao porto de Sumartin onde vamos embarcar ao fim da manhã. A viagem até ao porto de Markarska tem a duração de 1 hora. Como final de travessia durante o resto da tarde poderemos usufruir um merecido descanso numa das belas praias da "Riviera Markarska". Ao fim da tarde faremos o regresso em tranfer para um local de dormida perto do Aeroporto de Dubrovnik (viagem de 3 horas).

Outra opção para este último dia de travessia é o regresso via Aeroporto de Split. Assim teremos  de regressar por estrada (45 km) até ao porto de Supetar para seguir de barco a Split no fim da manhã e pedalar cerca de 25 km até um local de dormida perto do Aeroporto de Split.





DIA 10 | VIAGEM 


Os voos de regresso a casa são no inicio da manhã tanto do Aeroporto de Dubrovnik como do Aeroporto de Split.