Bordéus - Marselha

 TRAVESSIA BORDÉUS - MARSELHA

Canal de Garonne | Canal du Midi

Travessia baseada nas rotas turísticas do Canal du Midi e Canal de Garonne. Juntos formam o Canal des Deux Mers, que liga o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico.
treta
O percurso da nossa travessia é composto por quatro partes:
  • Troço de ligação de Bordéus ao Canal de Garonne;
  • Canal de Garonne;
  • Canal du Midi;
  • Ligação a Marselha.
A ligação ao início do Canal de Garonne faz-se por ciclovia e estradas secundárias. O caminho que segue o Canal de Garonne é uma excelente superfície asfaltada, mas depois de Toulouse, ao mudar para o Midi, o caminho varia entre asfalto e terra. A ligação a Marselha faz-se por ciclovias, estradas de terra e asfaltadas.

Apesar do percurso ser plano e de bom piso, constitui um desafio percorrer muitos quilómetros em cada etapa e gerir o tempo para explorar o que nos rodeia.

O Canal du Midi é um canal que se localiza na região francesa com o mesmo nome. É o mais antigo canal marítimo da Europa ainda em funcionamento. Navegável entre o rio Garonne (Toulouse), e Sète, no mar Mediterrâneo. Foi projetado no século XVII, como solução económica, militar e política, para transportar mercadorias, evitando a navegação em águas abertas (Oceano Atlântico), o estreito de Gibraltar e o contorno da Península Ibérica. Inaugurado em 1681, ao longo de seu percurso encontram-se trezentas e cinquenta obras de arte, entre pontes, eclusas e aquedutos. Atravessa regiões como o Languedoque, Aude e Minerve, além de cidades de importância econômica e histórica como Béziers, Narbona, Toulouse, Le Somail, Homps, Trèbes, Carcassone e Castelnaudary. Encontra-se classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e atualmente tem função exclusivamente turística.

O Canal de Garonne , também conhecido como Canal latéral à la Garonne foi construído paralelo ao rio Garonne em meados do século XIX, liga Toulouse a Castets-en-Dorthe e até Bordéus usa o rio Garonne. É a continuação do Canal du Midi.

DURAÇÃO:  9 dias | 8 etapas 
DIFICULDADE:  Fácil   
DISTÂNCIA:  777 km
SUBIDAS:  1.350 m
DORMIDAS:  Parque de Campismo (1 noite em hotel)
APOIO:  Autonomia 



DIA 1 | VIAGEM | AEROPORTO de BORDÉUS  a  BORDÉUS

DISTÂNCIA | 15 km

Chegamos ao aeroporto no durante a tarde, montamos as bicicletas e pedalamos por ciclovias até ao local de dormida nos arredores de Bordéus.





DIA 2 | BORDÉUS a DAMAZAM

DISTÂNCIA | 135 km

Iniciamos o dia com uma rápida passagem por Bordéus, depois da ponte St-Jean, uma ciclovia ao longo de Garonne leva-nos a Latresne, onde começa a belíssima ciclovia Roger Lapébie. A ciclovia construída sobre uma antiga linha ferroviária passa em Créon. A localidade, organizada em torno da sua praça central com arcadas, resultante de uma antiga casa de campo fortificada, merece um desvio. Depois de deixarmos a ciclovia e após alguns km chegamos a Castets-en-Dorthe local onde tem início o Canal de Garonne. A visita à aldeia de Le Mas-d'Agenais será imperdível nesta etapa. A Igreja de São Vicente é uma joia arquitetônica, com o bónus adicional de “Cristo na Cruz”, uma obra de Rembrandt.






DIA 3 | DAMAZAM a TOULOUSE

DISTÂNCIA | 136 km

O primeiro interesse do dia é a passagem pelo movimentado porto de Buzet-sur-Baïse. Mais à frente chegamos a Agen por uma das maiores pontes de canal de França (600 m). Passamos ainda por localidades que merecem visita, Valence, Moissac, Castelsarrasin, Montech, Grisolles. Outro ponto de interesse encontra-se em Montech, aqui, em vez de passar por 5 eclusas, os barcos são 'empurrados' entre duas máquinas ferroviárias por um canal de 440 m, num desnível de 13 metros. A etapa termina muito perto de Toulouse.





DIA 4 | TOULOUSE  a CARCASSONNE

DISTÂNCIA | 115 km

Pela manhã ao aproximamo-nos de Toulouse, em Ponts-Jumeaux, encontramos o ponto de junção do canal de Garonne, o canal Brienne e o Canal du Midi. Continuamos para o centro da cidade por uma ciclovia que segue ao longo do Canal du Midi.
À sombra de plátanos seculares passamos por velhas barcaças, que parecem fazer a felicidade dos seus moradores. Ao longo do canal passamos por inúmeras obras de arte, na saída de Castelnaudary passamos pela imponente eclusa de St-Roch com a  sua bacia quádrupla.
Chegamos ao porto da cidade Carcassonne, cidade medieval, rodeada por suas majestosas muralhas, Património Mundial da UNESCO. Este local merece uma visita prolongada.






DIA 5 | CARCASSONNE a VIAS

DISTÂNCIA | 130 km

Voltamos ao porto porto de Carcassonne para seguir o canal rumo a sul, passamos por duas pontes de aqueduto, antes de chegar a Trèbes e seu animado porto fluvial.
Ao passar por Homps, um antigo porto vitivinícola, muito movimentado, podemos fazer um desvio para o lago Jouarres, local ideal para para um bom mergulho.
Argens-Minervois, Roubia, Paraza, Ventenac-en-Minervois, são alguns dos vilarejos vinícolas que se aglomeram ao longo do Canal du Midi. Le Somail é um dos locais mais marcantes desta etapa, um verdadeiro postal.
O Mediterrâneo ainda está longe, mas teremos de arranjar tempo para uma breve paragem em Capestang e observar o túnel Malpas, uma obra de engenharia civil de visita obrigatória.
Depois de uma rápida incursão em Béziers e passando por Portiragnes, chegamos à Praia de Farinette para um refrescante mergulho no Mediterrâneo.







DIA 6 | VIAS a LE GRAU-DU-ROI

DISTÂNCIA | 114 km

O dia começa com passagem na antiga cidade de Agde para, logo depois, usufruirmos dos últimos momentos no Canal du Midi quando este se funde com a lagoa Thau no farol Onglous.
Como a nossa travessia não termina aqui, retrocedemos 2 km, e tomamos a direção de Marseillan Plage, uma esplêndida ciclovia à beira-mar, leva-nos a Sète. Será que vamos resistir ao insistente convite para um mergulho?
Continuamos serpenteando por entre lagoas e praias do Mediterrâneo, que só deixamos para uma incursão a Montpellier.





DIA 7 | LE GRAU-DU-ROI a MARTIGUES

DISTÂNCIA | 121 km

Passamos por Aigues-Mortes a cidade está fortificada e rodeada de lagoas, canais e salinas que vamos ter por companhia nas estradas e estradões que nos vão levar a passar por Saintes-Maries-de-la-Mer. Alguns quilómetros depois chegamos a Martigues e terminamos a etapa junto à praia de Sainte-Croix.






DIA 8 | MARTIGUES a AEROPORTO DE MARSELHA

DISTÂNCIA | 26 km

O dia começa sem pressas. Temos a manhã toda para pedalar os últimos quilómetros da nossa travessia até um dos hotéis situados nas imediações do aeroporto.
Teremos tempo de arranjar materiais para embalar a bicicleta caso a travessia seja feita em autonomia.
As restantes horas do dia serão usadas para uma visita, sem bicicleta, à cidade de Marselha.
 




DIA 9 | VIAGEM 

Voo de regresso durante a tarde.